Vidro do carro partido: posso conduzir assim?
A verdade é que pode ter consequências graves. E não estamos a falar "apenas" de uma coima. Conduzir com o vidro da frente partido reduz a visibilidade. Portanto, aumenta o risco de acidente!
Mas, quais são as consequências legais? Fica a saber tudo neste artigo.
Principais causas do para-brisas partido
Os vidros do carro são uma proteção para o condutor e os passageiros. Por esta razão, os para-brisas são constituídos por várias camadas unidas por uma cola forte. Quando sofrem um impacto, têm tendência a laminar, mas nunca a estilhaçar. Mesmo assim, uma fissura deve ser reparada, o mais depressa possível.
Aqui estão as 5 principais razões que podem estar na origem de um vidro do carro partido, e como evitá-las:
1. um choque entre veículos pode quebrar o(s) vidro(s) do teu carro. O perigo para os passageiros depende da direção, velocidade e do tipo de impacto. Procura conduzir com cuidado e atenção;
2. ao conduzires em zonas com obras na estrada, as rodas de outros veículos podem atirar pequenas pedras e atingir o para-brisas do teu carro, provocando fissuras no vidro. Neste contexto, deves reduzir imediatamente a velocidade;
3. o frio extremo ou fortes mudanças de temperatura também podem partir o vidro do para-brisas. Nunca deites água quente no para-brisas para o descongelar: o vidro tenderá a expandir e, depois, contrair até rachar;
4. cuidado com o granizo ou ventos muito fortes. Rajadas de vento intensas podem exercer uma pressão tão forte sobre o para-brisas, que este pode partir. Em condições atmosféricas assim, procura abrigar o teu carro;
5. as tentativas de assalto podem ser também um possível responsável por um vidro do carro partido. O melhor é não deixares objetos de valor à vista.
👉 Sabe mais sobre como proteger o teu carro de furtos e roubos.
Até que ponto um para-brisas partido é considerado perigoso?
Uma fenda no para-brisas do teu carro, por mais pequena que seja, significa um risco para a tua condução. Estes são os perigos que corres:
⚠️ diminuição da proteção – em caso de choque frontal, o para-brisas funciona como um escudo protetor. Porém, uma fissura ou fratura torna essa proteção muito mais frágil;
⚠️ diminuição da visibilidade – um para-brisas partido prejudica a visibilidade durante a condução. Pode mesmo criar um ângulo morto, ou uma zona através da qual não consegues ver, que diminui o teu tempo de reação;
⚠️ risco de não funcionamento dos airbags – estes foram concebidos para fazer ricochete no para-brisas, sem causar danos no carro. Se houver uma fissura no vidro, esta pode impedir o airbag de funcionar corretamente;
⚠️ risco de não funcionamento das câmaras para avisar de colisões ou ler sinais de trânsito – um para-brisas partido pode distorcer a interpretação destas câmaras, nos carros equipados com elas, e pôr o condutor em perigo.
Corro risco de pagar uma coima, se conduzir com o para-brisas partido?
Sim. Podes ter de pagar uma coima que pode chegar aos 249,40€.
👉 Sabias que um carro com um para-brisas partido ou rachado pode ser apreendido pelas autoridades policiais? Isso acontece se considerarem que essas deficiências prejudicam ou impedem a visibilidade do condutor. Sendo apreendido, não podes circular com o carro até que o vidro esteja reparado.
Há diferença entre uma pequena fissura e um vidro estalado para efeitos legais?
Se um agente da autoridade te mandar parar, é ele que determina se a fissura ou rachadela do vidro está em estado de impedir a visibilidade. Como tal, podes ter de pagar uma coima.
🚨 Atenção: não tentes resolver o assunto com invenções caseiras! Não é permitido utilizar papel de alumínio ou fita adesiva para prender o vidro ao caixilho. A solução é mesmo dirigires-te a uma oficina, o mais rapidamente possível, para reparar ou substituir o vidro.
Por tudo isto, é importante ter um bom seguro automóvel, que cubra o vidro do carro partido.
A nossa dica? Espreita as opções Topping (a partir de 8,26€/mês) ou Max (desde 17,50€/mês) do Seguro Auto LOGO, que incluem cobertura de quebra isolada de vidros.
Se escolheres a opção Light do seguro (desde 6,67€/mês), também podes acrescentar a cobertura de quebra isolada de vidros.
Quando falamos em vidros, referimo-nos ao para-brisas, teto de abrir, teto panorâmico, óculo traseiro e vidros laterais do veículo. Além disso, temos uma rede de oficinas recomendadas que cobre o território nacional (continente e ilhas), onde podes levar o teu carro para ser reparado.
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