Auto
Conduzir em segurança: um guia para os dias ventosos
Quais são os perigos de conduzir com vento forte?
Rajadas intensas podem afetar a estabilidade do veículo e causar situações inesperadas. Eis alguns fatores que podem comprometer a condução segura:
- perda momentânea de controlo do automóvel;
- dificuldade em manter a trajetória correta;
- redução da visibilidade devido a poeiras ou detritos;
- risco de objetos soltos invadirem a estrada;
- desafios acrescidos ao fazer ultrapassagens.
Como sei se o vento está forte demais para conduzir?
Quando se verificam rajadas de vento a partir dos 65 km/h (Açores) e 70 km/h (Continente e Madeira), são emitidos avisos. Nestas condições, todos os veículos estão em risco, principalmente os de maior dimensão.
Que cuidados devo ter, antes de conduzir com vento forte?
✅ Prepara o carro para uma condução segura, verificando se os travões funcionam bem e se os pneus estão em bom estado e com a pressão certa. Estes dois elementos são essenciais para uma condução segura.
✅ Os para-brisas dianteiro e traseiro, bem como os espelhos, devem estar limpos para garantir uma boa visibilidade.
✅ Se tiveres uma bagageira no tejadilho, retira-a antes de iniciares a viagem.
✅ Conhece o itinerário e as alternativas.
Vais ter de passar por zonas sensíveis, caso haja rajadas de vento fortes? Ou seja, zonas abertas, estradas ladeadas por árvores, pontes, viadutos ou vias muito movimentadas?
Se assim for, talvez possas optar por outro percurso. Antes de viajar, identifica percursos alternativos, caso te depares com estradas cortadas.
✅ Carrega a bateria do telemóvel e grava todos os números de emergência importantes.
O que fazer se sentir que o carro é desviado pelo vento?
Nesse caso, abranda ou procura um local onde possas parar em segurança, até que seja possível continuares a viagem.
Como conduzir em segurança, em dias ventosos?
Lê estas cinco dicas que te vão ajudar a conduzir em segurança, se o vento for demasiado forte:
1. conduz com atenção redobrada – de modo a conseguires identificar quaisquer sinais de perigo, como galhos e ramos na estrada, ou outros objetos soltos. Para isso, concentra-te na condução, evitando ouvir música ou manter conversas prolongadas;
2. tem cuidado com os veículos à tua volta – na estrada, estás tu e os outros. Assim, tem em atenção os outros veículos, sobretudo os pesados, autocarros, com reboque, ciclistas e motociclistas;
3. reduz a velocidade – quanto maior a velocidade a que conduzes, maior é a distância que o teu carro precisa para parar completamente;
4. conduz com firmeza – lembra-te de que uma rajada de vento forte e repentina pode desviar o teu carro da trajetória. Mantém sempre as duas mãos apoiadas no volante;
5. cuidado com as ultrapassagens – o vento forte pode empurrar o teu carro para a frente, se vier de trás, ou para o lado, se for vento lateral. Por isso, ultrapassa apenas se as condições meteorológicas o permitirem.
Conduzir com ventos fortes pode resultar em danos no teu carro. Nessas situações, a LOGO pode ser a melhor amiga do teu carro e da tua carteira.
O nosso Seguro Auto, nas opções Topping e Max, pode garantir a reparação de danos no teu carro, se tiveres contratado a cobertura "Fenómenos da Natureza". Se ainda não a tens, não percas tempo.
Analisa as nossas coberturas e trata de dar ao teu carro a proteção que ele merece.